DJI_0390.jpg

Fomento de negócios
regenerativos

Nós que trabalhamos com agricultura regenerativa, compartilhamos as mesmas barreiras e desafios para estabelecer nossos negócios e gerar o impacto socioambiental que almejamos. Pensando no potencial de crescimento que podemos alcançar juntos, com a partilha de nossas experiências e promoção de soluções coletivas, nasce o Ciclo de Diálogos Agroflorestais.

logo-dialogos.png

O Ciclo de Diálogos Florestais é uma iniciativa do Instituto Belterra, em parceria com o Instituto Clima e Sociedade e o Fundo Vale. Trata-se de um grupo colaborativo de intercâmbio de experiências e negócios. Como parte das ações deste grupo, realizaremos uma série de 12 webinários, três sobre cada tema abaixo elencado, ou temas sugeridos por você, sempre com a participação de experts no assunto, para que possamos esclarecer dúvidas e construir soluções.

Temas dos webinários

agroterra-fundiaria.png
Restauração Florestal e Insegurança Fundiária

A regularização fundiária rural é o instrumento que visa ratificar a titulação dos ocupantes do território, bem como corrigir assentamentos irregulares, de modo a garantir o direito à propriedade. Envolve medidas jurídicas, ambientais e urbanísticas, e é importante também para pacificar as relações no campo.

agroterra-arcabouco.png
Arcabouço Regulatório para Negócios Agroflorestais

Aspectos regulatórios como a legislação trabalhista para o meio rural, tributos de contratos de parceria rural e integração, normativas relativas à produção e comercialização de mudas e sementes, limitações ambientais à propriedade imobiliária.

agroterra-cadeias.png
Formação de Cadeias Produtivas Agroflorestais

O sucesso da implantação dos sistemas regenerativos está bastante atrelado à estruturação de cadeias de valor para as commodities produzidas. A definição das espécies-chave para silvicultura de nativas em larga escala, regenerar com plantas que também tenham fins econômicos.  Escoar a produção é um desafio

agroterra-modelos.png
Modelos de Negócios de Restauração Florestal

O processo de construção do Modelo de Negócios nos impele a pensar na estruturação financeira, na relação da empresa com a comunidade, no funcionamento das operações integradas com cooperativas e associações de produtores, na incorporação de serviços ambientais - carbono, água, solo, biodiversidade - na contabilidade empresarial, e em diversos outros fatores que podem ser determinantes para o sucesso ou insucesso do negócio.

O Ciclo de Diálogos Agroflorestais é uma jornada de produção de conhecimento e troca de experiências entre empresas ligadas à regeneração florestal. Integrar o grupo não tem custo algum. Se tiver interesse em juntar-se a nós, envie um e-mail para instituto@belterra.com.br.

logo-instituto.png
iCS-logo-redu.png
fundo vale.png