Foto: Arquivo Belterra Agroflorestas
A Belterra atua na implantação de Sistemas Agroflorestais (SAFs) em áreas degradadas com alto potencial operacional, transformando-as em florestas produtivas com o objetivo de promover o desenvolvimento territorial sustentável, aliando a recuperação ambiental à geração de renda para pequenos produtores rurais. São diferentes modelos de parceria com nossos produtores, como arrendamento, parceria rural e integração, adaptando-se às necessidades de cada agricultor.
Na segunda edição de nosso Relatório de Impacto Socioambiental Belterra 2024 - Setembro/2024 destacamos o potencial de aumento da rentabilidade das propriedades com a implantação de SAFs, em comparação com sistemas tradicionais de produção. Investimentos em pesquisa e desenvolvimento, buscando soluções inovadoras para a produção agroflorestal, como a produção de biofertilizantes e a certificação de créditos de carbono. Além disso, priorizamos a inclusão social e a valorização da cultura local, trabalhando em parceria com comunidades tradicionais e promovendo a capacitação de produtores rurais.
A Belterra apresenta um histórico de crescimento e impacto, com mais de 4 mil hectares de áreas sob gestão em diferentes estágios de implantação e 249 parcerias com produtores, além de 9 organizações investidoras parceiras. A Belterra possui um forte compromisso com a sustentabilidade e a responsabilidade social, buscando certificações como Imaflora e Pacto Global ONU e adotando práticas que minimizam os impactos ambientais e sociais de suas atividades.
Relatório disponível abaixo:
Comments