• Redação Belterra

Fazenda laboratório da Belterra recebe visita de executivos de sustentabilidade

Equipes da Vale, Fundo Vale e Santander visitam Fazenda São Francisco, laboratório de operações da Belterra


Na semana passada (21), recebemos em nossa Fazenda São Francisco, nova equipe de executivos de sustentabilidade do Grupo Santander que vieram a convite da minerador Vale e do Fundo Vale. A fazenda, localizada em Canaã dos Carajás, no Pará, possui 56 hectares de área total, dos quais 46 ha são destinados à produção agroflorestal. Em operação desde 2018, o território funciona como laboratório de operações da Belterra e gera uma importante base de conhecimento sobre os modelos produtivos que, com o apoio do Fundo Vale, são constantemente revisados e aprimorados.


Contamos com a presença de Malu Pinto e Paiva, vice-presidente executiva de Sustentabilidade na Vale; Patrícia Daros, diretora de Operações do Fundo Vale; Márcia Soares, líder de Parcerias e Redes do Fundo Vale e Greicy Maciel, analista de Comunicação. Representando o Santander, Leonardo C. Fleck, superintendente e consultor de Sustentabilidade; Luigiperse Luppi; Viviane Otsubo Kwon, superintendente de Desenvolvimento de Negócios Sustentáveis; e Camila Aloi, gerente de Desenvolvimento Sustentável.


Na ocasião, o grupo esteve em campo, visitando os arranjos estratégicos da Belterra para escalar sistemas agroecológicos, modelos produtivos variados, e também o jardim clonal, onde mudas e enxertos são preparados para propagação. A experiência permitiu o entendimento de como funciona a sucessão ecológica dentro do sistema produtivo e como o valor ecológico e a viabilidade econômica são preservados em cada arranjo.


Durante a visita, foi possível desfrutar de um lanche preparado com ingredientes típicos da região, como mandioca, açaí, farinha de tapioca, castanha-do-pará e sucos de cajá e cupuaçu.


#fazendasãofrancisco#agriculturaregenerativa#saf#sistemaagroflorestal#sustentabilidade#agroflorestapara#fundovale