top of page
  • Foto do escritorRedação Belterra

Seleção para participação na Capacitação de Multiplicadores de Saberes Agroflorestais nos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure – Ilha do Marajó -Pará


Foto: Divulgação


Confira abaixo o Edital para seleção de multiplicadores e multiplicadoras


As organizações Belterra, no âmbito do projeto Marajó Resiliente, financiado pelo Fundo Verde do Clima (GCF), estão selecionando candidatos e candidatas para participarem da capacitação de  multiplicadores e multiplicadoras de saberes agroflorestais para atuar nos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure, no estado do Pará. O objetivo é aumentar a resiliência na agricultura familiar aos impactos das mudanças climáticas por meio da adaptação e ampliação da produção agroflorestal no Arquipélago do Marajó.

 

Multiplicadores e multiplicadoras devem apresentar conhecimentos e experiências com a agricultura familiar e articulação comunitária. As pessoas selecionadas participarão de formações continuadas, durante três meses, com carga horária de 100h, receberão uma ajuda de custo para desempenhar suas atividades durante o período da capacitação e compartilharão conhecimentos sobre sistemas agroflorestais e agricultura familiar tradicional com suas comunidades. Ao término da capacitação, será avaliado o desempenho do candidato ou candidata que serão convidados para multiplicarem o conhecimentojunto às famílias e comunidades. Serão responsáveis por apoiá-las no fortalecimento dos cultivos existentes e na expansão dessas práticas para novas áreas.

 

O projeto visa apoiar o desenvolvimento de boas práticas agrícolas, conciliando a preservação da biodiversidade e o uso responsável dos recursos naturais, com a implementação de sistemas agroflorestais nos municípios de Cachoeira do Arari, Salvaterra e Soure; contribuir ao aprimoramento de políticas públicas de adaptação às mudanças climáticas; promover a resiliência das famílias locais diante dos impactos climáticos; e fortalecer capacidades das organizações locais para acesso a mercado, crédito e diversificação da renda.

 

A Fundação Avina é a entidade proponente e executora do projeto Marajó Resiliente, com duas outras entidades co-executoras: Conexsus e as organizações Belterra.  A capacitação ocorrerá sob coordenação do Instituto Belterra. Não haverá vínculo de trabalho entre os multiplicadores e as organizações Belterra. Esse projeto visa não apenas enfrentar os desafios climáticos, mas também promover o desenvolvimento sustentável e a valorização das comunidades rurais no Marajó.

 

Veja mais informações no Edital de Seleção de Multiplicadores e Multiplicadores


Edital de Multiplicadores Marajó Resiliente _Versão FINAL
.pdf
Fazer download de PDF • 170KB

Anexo 1_Ficha de inscrição
.pdf
Fazer download de PDF • 68KB

Anexo 2_Declaração de Participação
.pdf
Fazer download de PDF • 34KB

Anexo 1_Ficha de inscrição
.docx
Fazer download de DOCX • 76KB

Anexo 2_Declaração de Participação
.docx
Fazer download de DOCX • 15KB

Comments


bottom of page