• Redação Belterra

Belterra apresenta "Restauração da Paisagem Florestal" no I Concerto Ambiental de Altamira

I Concerto Ambiental de Altamira discute propostas para conciliar desenvolvimento econômico e conservação florestal na região




A prefeitura de Altamira, no Pará, por meio de sua Secretaria Municipal da Gestão do Meio Ambiente, promove entre 2 e 5 de junho, o I Concerto Ambiental de Altamira. Este evento inédito será realizado como parte das ações de comemoração da semana do Meio Ambiente, e tem como tema central "a harmonia entre a conservação da floresta, as atividades econômicas sustentáveis e sua influência na mitigação das mudanças climáticas”.


Representada pelo CEO, Valmir Ortega, e pelo gerente de campo, Evandro Guimarães, a Belterra apresentou o tema "Restauração da Paisagem Florestal" e compôs a mesa “Harmonia Rural”. Os nove painéis do Concerto abordaram ainda outros temas como bioeconomia, arranjo e recomposição florestal, turismo e meio ambiente, fomento para projetos sustentáveis.


No encerramento do evento foi apresentada a "Carta de Altamira para o Meio Ambiente", que contém metas de desenvolvimento socioeconômico, aliadas a serviços ecossistêmicos, para os próximos 50 anos. Altamira, que apresenta atualmente um passivo ambiental de aproximadamente 5.542 km² de desflorestamento, busca apoio em um coletivo de instituições públicas e privadas para promover a recomposição florestal em larga escala.